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RH Hoje | 14/5/2014
Forbes indica comportamentos profissionais para melhorar a carreira
A Consultora de imagem Ana Vaz indica as principais atitudes para beneficiar o meio corporativo

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A convivência no ambiente de trabalho requer algumas regras e jogo de cintura para lidar com algumas situações inusitadas, seja com chefes ou colegas de trabalho. Saber quais são os limites, como se comportar e até que ponto a convivência é a ideal são apenas algumas das dúvidas muito freqüentes no mundo dos negócios. Pensando nisso, a consultora de imagem Ana Vaz explica as dicas traçadas pela Forbes Brasil e orienta sobre as atitudes.


‘Num mundo onde aparelhos eletrônicos e acessórios pessoais estão cada vez mais adaptados e presentes, as relações interpessoais se tornam ainda mais desafiadoras’, comenta Ana Vaz. Dessa forma, algumas pessoas confundem a liberdade do ambiente social e transmitem uma imagem negativa.


A consultora dá 10 dicas:


1 Bata antes de entrar: Educação e bom senso são pontos principais para uma boa convivência, Ana Vaz explica, “A falta de limite físico ou a diminuição dele nos deixou mais livres, mas com a liberdade, ganhamos a casualidade, que num piscar de olhos, pode se transforma em falta de educação. Não somos todos amigos e não somos uma só pessoa ou família. Somos indivíduos e precisamos do nosso espaço. Ajude-se e ajude ao outro a respeitar estes limites”.


2 Ligue ou mande email antes de procurar alguém: A comunicação é essencial para a organização de todos os profissionais, aparecer ou ligar de surpresa pode ser inconveniente. “No caso de assuntos mais longos, vale sempre ligar, enviar e-mail ou SMS (sim, ele também é válido!) perguntando sobre o melhor horário. Agendar ainda está em alta!”, completa a consultora Ana Vaz.


3. Não deixe recado de voz se você sabe que não é uma boa hora: “Além disso, não envie SMS, ou mensagem pelo whatsapp. Por mais que os limites entre vida pessoal e profissional estejam tênues, essas formas de comunicação, neste momento, podem ser lidas como invasão de privacidade. É para isso que o e-mail existe hoje em dia, menos instantâneo, ele fica guardadinho em sua caixa!”, brinca a consultora.


4. Não faça cobranças no fim de semana: Assim como no tópico acima tal atitude pode ser considerada como uma invasão de privacidade, “principalmente se você for chefe!”, enfatiza a especialista.


5. Se o seu chefe mandar e-mail no fim de semana, você tem 24 horas para responder: Existemmomentos para tudo, saiba diferenciar comprometimento de abuso. Ana Vaz simplifica, “Eu diria que é cruel, mas é verdade. Demore no máximo até segunda pela manhã”.


6. Não cheque e-mails em áreas sociais: Não se feche para o mundo, saiba ponderar e use o e-mail nas horas adequadas, interagindo com a presença de seus colegas. “Esse mergulho num mundo paralelo, num momento em que você está entre colegas (amigos, família) pode comunicar desejo de isolamento e descaso com o tempo e/ou a presença do outro. Controle-se e sinta-se mais entrosado”, aconselha Ana Vaz.


7. Não use fones de ouvido em áreas sociais: “Nem óculos escuros. Ambos indicam uma desconexão com o local e com quem está ao seu redor. São barreiras que indicam seu desejo de distância do outro. Por mais que ele seja real e humano, na empresa você precisa ser sociável – e viver em sociedade significa renunciar a muitos de nossos instintos irracionais”, explica.


8. Não coma o lanche do colega: “ou as ideias dele! Na verdade, não se aproprie do que é do outro. Essa é a receita certa para se indispor com a turma do escritório e mais do que isso, ganhar uma reputação que beira a falta de decência”, ressalta Ana Vaz.


9. Vista-se apropriadamente: Com muita experiência profissional no assunto, a especialista em imagem pessoal comenta que poderia escrever uma coluna somente para explicar detalhes sobre como utilizar essa arma tão poderosa que é apresentação pessoal. Mas deixa uma dica, “comunicação é algo importante demais para você pensar que é só vaidade. Sua imagem é sua embalagem. Se você é publicitário, pareça publicitário, se é diretor de finanças, pareça com um. E mostre que você entende a sua empresa, parecendo-se com ela também”.


10. Use humor para corrigir uma gafe: Em certas ocasiões é a melhor saída. Ana Vaz conclui, “eu adoro essa ideia! Ela traz leveza e mostra que você consegue rir de si mesmo, se perdoar, e por consequência, até perdoar o outro”.


“Sugestões construtivas como essas, podem impulsionar uma carreira profissional e, até mesmo, garantir aquela vaga dos sonhos no mercado de trabalho. Além de conseguir a vaga, conquiste a confiança e a boa relação dos colegas de trabalho. Nada como ser profissional, agradável e não ultrapassar os limites do comportamento corporativo”, finaliza Ana Vaz.



Tags:  comportamento, profissional, corporativo,





 

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