Incentivar a prática de esporte através de seus produtos é oferecer qualidade de vida? Não necessariamente. É por esse motivo que a Netshoes desenvolveu um novo programa para incentivar a prática esportiva dos colaboradores. A marca anunciou seu novo posicionamento focado na plataforma sportainment, para reforçar ainda mais seu DNA esportivo. De acordo com a gerente de Recursos Humanos da empresa, Luciana Machado, a ideia surgiu da necessidade de fazer um programa focado e, de certa forma, personalizado para cada um dos 2.000 funcionários das cinco plantas da companhia.
Com o mote viver o esporte no seu tempo, a marca procura não só incentivar seus colaboradores a praticar esporte, mas também a desenvolver um plano de treinamento personalizado e mesmo dar chance para que eles mostrem seus talentos esportivos. Nós lançamos o programa na Semana do Esporte e trouxemos grandes nomes da prática esportiva para conversar com os colaboradores. As palestras foram informativas, motivacionais, e nos ajudaram a propagar e divulgar as nossas próximas ações, explica Luciana.
O desenvolvimento da ação ocorreu dentro da área de marketing, paralelamente a um estudo sobre o tema, tudo com o envolvimento dos altos executivos, inclusive o CEO da empresa. Luciana explica que a ideia é que a companhia obtenha uma melhora na retenção de talentos e no clima organizacional de trabalho.
Por ser recente, a gerente de RH conta que o programa ainda está em fase de testes, mas a sensação é de que toda a equipe participante está animada. Com a propagação do programa, os colaboradores das instalações da Grande São Paulo e de Recife terão acompanhamento em treinos e mudança de hábitos, para despertar a paixão por uma nova atividade física, segundo Luciana.
Estamos impactando toda a empresa, e quando entregamos um programa como esse para nossos funcionários, é como se estivéssemos celebrando o nosso jeito de ser. Além disso, eles sentem que fazem parte de um time completo, comenta. A iniciativa disponibilizará treinadores para consultas e acompanhamento de diversas práticas esportivas, grupos de treinamento e convênios com academias e espaços esportivos, para que os empregados entrem no clima da empresa.
A expectativa é que o programa traga benefícios para o funcionário e para a empresa. Ele utiliza conceitos básicos do esporte que trabalham com confiança, inspiração, criatividade, espírito de equipe, liderança, estratégia e, inclusive, respeito aos limites. A ideia, segundo Luciana, é realmente fazer com que o esporte se torne algo transformador na vida dos colaboradores. Em termos práticos, sabemos que a qualidade de vida deverá aumentar a produtividade. Somos uma empresa de esporte, portanto, nada melhor que engajar cada vez mais os nossos profissionais com o tema, novas práticas, novos produtos, e liberar também a atitude desbravadora e inovadora de cada um, finaliza.