IBC Coaching


Home / Matérias


Especial | 21/3/2014 13:52:28
Eles são Top Employers
De acordo com a certificação 2014, desenvolvimento constante de colaboradores e das ações de Recursos Humanos é o segredo para se manter competitivo e estar entre os melhores empregadores do país.

Por:      Fonte:

           

De acordo com a certificação 2014, desenvolvimento constante de colaboradores e das ações de Recursos Humanos é o segredo para se manter competitivo e estar entre os melhores empregadores do país. Procurando reconhecimento pelos seus altos padrões de oferta de carreira e políticas de gestão de pessoas como um todo? Então se inscreva para participar da certificação Top Employers, outorgada pelo CRF Institute. Essa é uma certificação mundial e demonstra que a empresa certificada como Top Employer apresenta um modus operandi em Recursos Humanos avançado, que trabalha continuamente pela otimização das condições de carreira de seus funcionários.


A edição de 2014 já tem o nome das empresas que conquistaram a certificação. Ao todo são 20, dentre 22 que se inscreveram. Segundo Robert Schaefer, executivo responsável pelas operações do Top Employers no Brasil, Espanha, Itália e França, o empregador certificado Top Employer não só aqui, mas em todo o mundo, oferece as condições certas para que seus funcionários possam se desenvolver. “Todas elas [as empresas] contam com programas formalizados para seus funcionários se estruturarem profissionalmente, gerando também um bem-estar pessoal. No final, todos, inclusive a empresa, levam vantagem com o desenvolvimento de suas pessoas”, diz ele.


E o desenvolvimento constante é o grande diferencial para conquistar essa certificação. “Você tem que desenvolver sempre, de forma a não ficar parado. O benchmarking que prestamos às nossas empresas certificadas mostra bem claramente: se você não continuar a adaptar suas ofertas e deixá-las cada vez melhores para seus funcionários, você vai perder competitividade. Isso não significa que se deve fazer as mesmas coisas que a concorrência, mas ter essas referências e analisar as diferenças ajuda a empresa a agir e se diferenciar no mercado. Nem sempre é útil, por exemplo, contar com certo tipo de programa de desenvolvimento de liderança aberto para todos os empregados, mas pode fazer sentido mensurar o retorno do investimento (ROI) de certos programas. Nós certificamos empresas Top Employers que assim o fazem, embora no Brasil apenas 10% meçam o ROI dos programas de desenvolvimento. Globalmente, esse índice é três vezes maior”, explica Schaefer.


Tato Athanase, gerente de RH da SAS, empresa certificada pelo Top Employers em 2013 e 2014, diz que focar no desenvolvimento dos funcionários é essencial para o sucesso em gestão de pessoas. Na SAS todos os líderes atuam como representantes da área de Recursos Humanos e, periodicamente, realizam cursos específicos de liderança. A área de RH também faz parte do comitê executivo da empresa, no qual se discutem as melhores estratégias de gestão de pessoas. Além disso, cada colaborador passa semestralmente por uma avaliação de performance na qual é gerado um plano de treinamento individual. Há ainda programas de treinamentos online, workshops e parcerias com grandes instituições para o aprimoramento das competências, com cursos de curta duração ou pós-graduação e MBA.


Com a crença de que funcionários são os principais ativos da empresa e precisam sentir vontade de retornar no dia seguinte, a companhia investe em uma gama de benefícios intangíveis e práticas de RH como certificações, treinamentos dentro e fora do país, workshops internos, trilhas de carreira disponíveis na intranet, programa de mentoria, flexibilidade de horário, massagem e manicure para os funcionários, festas comemorativas, um espaço com diferentes tipos de jogos, alimentos e bebidas oferecidos gratuitamente aos funcionários e visitantes, premiação por tempo de casa, programas com nutricionista, uma viagem no início do ano para um resort brasileiro que inclui todos os funcionários, etc. “Nos empenhamos em proporcionar aos nossos funcionários o bem-estar profissional e pessoal. Também focamos no engajamento, e não na retenção de pessoas”, comenta ele.


Já o Bic Banco realiza ações de desenvolvimento de acordo com os interesses e objetivos dos diversos públicos e faixas etárias da empresa, por isso, elas estão direcionadas desde o Programa de Jovem Aprendiz até os níveis mais altos da organização. No Programa de Jovens Talentos, a empresa trabalha com avaliações semestrais de acompanhamento, que visam a orientação e o desenvolvimento desses colaboradores, de acordo com a área de formação acadêmica e área de estágio, com o objetivo de prepará-los tanto para um aproveitamento interno em alguma área do banco quanto para o mercado de trabalho.


Dos profissionais nos cargos de assistentes a coordenadores, a empresa busca incentivar o desenvolvimento por meio de ações de formação acadêmica e cursos externos de curta ou média duração. Além dessas ações, tanto os gestores como a área de RH estão sempre atentos ao aproveitamento e crescimento interno desses colaboradores em novas posições, seja dentro da sua própria área, seja em algum outro setor do banco.


Acima do nível gerencial, além das ações de incentivo à formação acadêmica e cursos externos, a orientação e o desenvolvimento são trabalhados por objetivos individuais e organizacionais, que são avaliados semestralmente, entre o gestor e o colaborador. Com essas avaliações é possível identificar os gaps e as necessidades de desenvolvimento técnico ou pessoal. “As nossas práticas e políticas estão inseridas em um processo evolutivo de gestão de pessoas no qual incentivamos modelos de gestão cada vez mais eficientes e alinhados aos valores da organização”, comenta Francisco Edênio Barbosa Nobre, diretor-executivo.


Segundo Sergio Nogueira, diretor de Recursos Humanos da Kimberly Clark, o desenvolvimento das pessoas, independentemente do nível hierárquico, é fundamental para o crescimento do negócio. Pensando nisso, a empresa tem o Programa de Desenvolvimento de Analistas, incentivo à graduação e idiomas, Programa de Desenvolvimento de Liderança e intercâmbios nacionais e internacionais que proporcionam ao colaborador desenvolver projetos em outras unidades. “Além disso, temos uma filosofia global que faz a diferença. Ela descreve a forma como pensamos na nossa gente para manter uma cultura orientada a resultados. Expressa com clareza a nossos colaboradores o que esperamos deles e como damos esse apoio para que cada um possa liberar seu potencial”, explica ele.


De acordo com o diretor, o segredo de uma gestão de sucesso está em saber que o crescimento de uma empresa vem das pessoas, dos valores que são praticados no dia a dia e do desenvolvimento da liderança.


Autodesenvolvimento


Também certificada por duas vezes com o Top Employers, a Takeda oferece uma forte estrutura para que o colaborador possa se desenvolver profissionalmente. A companhia estimula e acredita na autogestão de carreira e na responsabilidade de cada colaborador pela trilha profissional que almeja, mas disponibiliza ferramentas e programas fortes e estruturados para o desenvolvimento do funcionário. “O processo de Gestão de Performance oferece suporte para o acompanhamento das entregas profissionais, além do mapeamento de Plano de Desenvolvimento Individual formalizado e o mapeamento de sucessão, que são processos que sustentam a gestão de carreira”, comenta Veronika Falconer, diretora executiva de RH, Comunicação e Administração.


Além disso, a Academia Takeda oferece programas e cursos para desenvolvimento dos líderes, treinamentos presenciais com suporte técnico e suporte às competências, subsídio educacional para suporte em línguas ou especialização em pós ou MBA. Os líderes também contam com coaching, mentoring e job rotation, com diversas oportunidades internas.


Veronika diz que, para o sucesso de uma empresa, os processos de retenção, desenvolvimento, reconhecimento e oportunidades internas são essenciais. “Entendemos que os programas que temos abrem espaço para aqueles que querem realmente seguir carreira, e, em contrapartida, a empresa identifica e investe naqueles que se destacam, preparando assim futuros líderes para a organização”, diz ela.


Segundo a diretora, certificação Top Employers reflete a credibilidade com que a organização conta no time de RH, que, em contrapartida, desenvolve processos com consistência e coerência frente ao momento e aos desafios da organização, além do foco contínuo em buscar as melhores práticas de mercado.


O Banco do Brasil também oferece vários programas e instrumentos interdependentes focados no desenvolvimento dos seus funcionários. Dentre eles, destaca-se o novo Portal UniBB (Universidade Corporativa do Banco do Brasil), que oferece aos usuários um novo ambiente virtual de aprendizagem que agrega diversos benefícios, como o acesso a qualquer tempo e no local de sua conveniência; variedade de modelos de entrega do conteúdo (animações, jogos, infográficos, textos, ambiente colaborativo de aprendizagem e comunidades de melhores práticas, trilhas de aprendizagem por cargo e temas estratégicos, etc.) e de formas de acesso, que contribuem para a melhor aprendizagem e desempenho profissional.


A oferta de soluções desenvolvidas na empresa, como o sistema TAO (Talentos e Oportunidades), assim como o Radar de Gestão de Pessoas e o Radar do Gestor, permite que o funcionário gerencie a própria carreira. O objetivo é prover informação de qualidade que auxilie o funcionário na identificação dos pontos fortes e no aprimoramento da sua atuação profissional. “O uso intensivo das tecnologias da informação na construção de diagnósticos corporativos e individuais é uma marca da atuação estratégica de gestão de pessoas na organização e no cotidiano dos funcionários”, comenta Robson Rocha, vice-presidente de gestão de pessoas e desenvolvimento sustentável.


E as ações do Banco do Brasil vão além: em 2013, foram lançados mais de 40 novos projetos pela área de gestão de pessoas. Segundo Rocha, além de estarem alinhadas à estratégia corporativa, as políticas de gestão de pessoas assentam-se sobre três premissas: significado do trabalho, organização do trabalho e competências para o trabalho. Assim, todas as políticas e práticas desenvolvidas pela área de gestão de pessoas buscam, de forma sinérgica, contemplar o vínculo do funcionário com o banco, a melhoria do clima organizacional, a construção do sentido do trabalho, a qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho, a identificação e o desenvolvimento de competências, a formação dos líderes, a oferta de soluções educacionais customizadas para as áreas de atuação e a disseminação da cultura de produtividade e eficiência operacional.


Visão de longo prazo


Beatriz Alli, líder de Recursos Humanos da Avanade Brasil, justifica a conquista do certificado pela preocupação da empresa em tratar as pessoas de forma individual, buscando ao máximo entender as expectativas e necessidades do negócio. Isso é demostrado por meio de práticas de Recursos Humanos, como o programa de carreira e mentoria, em que cada profissional conta com coaching de um profissional sênior; um processo de avaliação bem estruturado, que busca identificar as forças e deficiências de cada profissional para auxiliar no crescimento de sua carreira; e um pacote de benefícios, como, o programa de carro para profissionais seniores e programa de previdência privada.


Ela diz que a Avanade se concentra em desenvolver times ainda mais qualificados e diversos, ajudando seus profissionais a construir suas experiências e implementar planos de desenvolvimento individuais, garantindo acesso fácil a programas de treinamento e desenvolvimento de lideranças concebidos para melhorar suas habilidades e avançar na carreira. “Com certeza o processo de desenvolvimento é essencial para o sucesso na gestão de pessoas, sendo que temos pessoas qualificadas em todas as posições de nossa cadeia hierárquica”, ressalta.


Já Edson Carvalho, diretor de RH América do Sul da Valeo, credita a certificação aos processos robustos e aos esforços para sua manutenção. Ele diz que, atualmente, a Valeo está direcionada aos processos de desenvolvimento de pessoas e gestão de carreira, investindo nos funcionários e dando a eles cada vez mais autonomia para que possam se desenvolver.


Entre as diversas ferramentas para o desenvolvimento de seus colaboradores, estão o Programa de Proposta de Melhoria, que reconhece as melhorias propostas pelos funcionários; o Plano de Desenvolvimento e Sucessão de funcionários; o Valeo Opportunities, base interna mundial onde todas as vagas são publicadas, permitindo mobilidade e promoção de carreira; treinamentos focados no desenvolvimento da liderança e também da cultura Valeo; além de contar com uma Universidade Corporativa online com mais de mil horas de treinamentos de liderança, cultura, segurança, desenvolvimento e gestão.


“Sem dúvida essas ferramentas, assim como muitas outras disponíveis na Valeo, são imprescindíveis para termos sucesso na gestão de pessoas, pois é por meio delas que visamos o desenvolvimento e crescimento profissional de cada colaborador”, diz Carvalho.


E o caminho do desenvolvimento constante também levou a ALL ao seu segundo Top Employers consecutivo. Melissa Loqueta, superintendente de Gente e Gestão, acredita que essa conquista deu-se pelo reconhecimento dos diferentes programas desenvolvidos pela área de Gente, como integrações de novos funcionários, avaliações de desempenho 360º, Programa Engenheiros e Trainees, formação de profissionais para cargos técnicos, treinamentos da universidade corporativa e programa de remuneração variável.


A superintendente diz que a ALL investiu em um modelo educacional moderno de capacitação de mão de obra, para atender a companhia em um horizonte de longo prazo, e criou uma cultura voltada para resultados. “Acreditamos no desenvolvimento e encarreiramento de jovens recém-formados e priorizamos as promoções internas. Além disso, praticamos a meritocracia. Nosso modelo de gestão de gente possibilita que os melhores profissionais sejam reconhecidos pelo crescimento pautado por seu próprio resultado. Isso faz com que as pessoas aceitem e busquem novos desafios e, além disso, desenvolvam o que chamamos de ‘sentimento de dono’ nos colaboradores, o que sem dúvida faz toda a diferença no sucesso da nossa operação”, diz ela.


Conheça as 20 empresas certificadas


ALL

Número de certificações Top Employers: 2

Quantidade de funcionários: 8.536

“Ficamos honrados em receber mais uma vez o Top Employers. Estamos muito orgulhosos pela conquista, esse é o maior indicativo de estarmos caminhando na direção correta, voltada para uma gestão estruturada e focada na valorização e desenvolvimento dos nossos colaboradores.” Melissa Loqueta, superintendente de Gente e Gestão.


Avanade Brasil Número de certificações Top Employers: 3

Quantidade de funcionários (Brasil): 541

“A empresa está em crescimento; hoje temos muitas vagas em aberto, e o selo Top Employers auxilia o processo de recrutamento e a captação dos nossos profissionais, por mostrar credibilidade. Internamente, ele mostra a certificação de nossos processos perante o mercado e auxilia no engajamento dos funcionários. O selo também mostra destaque entre as empresas concorrentes na área de tecnologia e auxilia na conquista de novos clientes.” Beatriz Alli, líder de Recursos Humanos.


Banco do Brasil

Número de certificações Top Employers: 1

Quantidade de funcionários: 112.500

“A certificação é um sinalizador de práticas que merecem atenção do mercado e demonstram o quanto é importante investir nas pessoas, tendo em vista a complexidade do cenário dinâmico e a necessidade de resultados crescentes e sustentáveis. O papel estratégico de gestão de pessoas é condição hoje para atender as demandas dos acionistas, órgãos reguladores e da sociedade. O reconhecimento obtido com o Top Employers só faz sentido se contribuir para o aperfeiçoamento constante, compartilhamento de experiências com outras instituições e fortalecimento do papel do Banco do Brasil como empresa de mercado com forte espírito público. A certificação aponta para a visão do conceito do bem público como algo de vanguarda, referência de qualidade e gestão eficiente.” Robson Rocha, vice-presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável.


Bic Banco

Número de certificações Top Employers: 3

Quantidade de funcionários (Brasil): 763

“Ter a nossa gestão de RH certificada pelo Top Employers nos orgulha por estarmos aderentes de forma completa às premissas para a certificação dessa qualidade. Acreditamos que a cada nova etapa temos a oportunidade de olhar para os nossos processos e identificar oportunidades de melhoria que nos levem a patamares de qualidade mais altos. Entendemos que esse olhar crítico é fundamental para a melhoria dos processos.” Francisco Edênio Barbosa Nobre, diretor-executivo.


Coca Cola FEMSA

Número de certificações Top Employers: 3

Quantidade de funcionários: 25.000

“Eu ainda lembro do depoimento do pessoal de Recursos Humanos quando estava concorrendo por uma vaga de Trainee em Buenos Aires, no ano 2004. ‘Nesta empresa é permitido errar, pois reconhecemos e premiamos as pessoas com a determinação de fazer as coisas acontecerem.’ Essa declaração de princípios motivadora foi me guiando ao longo desses anos. O sangue que flui pelas veias desta organização é a energia dessas pessoas motivadas, que desejam melhorar diariamente. Para isso, precisa-se de líderes inspiradores e políticas e programas de RH que reconheçam e incentivem o esforço individual e coletivo. Sem dúvidas contamos com essa combinação de fatores, que faz com que as pessoas desejem se desenvolver nesta grande empresa.” Nicolás Bertelloni, gerente de Inteligência de Mercados.


Corbion Purac Brasil

Número de certificações Top Employers: 2

Quantidade de funcionários: 123

“Além do reconhecimento de que nossas práticas estão alinhadas com as melhores, o Top Employers é também um importante estímulo para que continuemos a aperfeiçoá-las. Ser certificado pelo CRF Institute nos dá boa visibilidade no mercado, sendo um fator adicional para a atração e retenção de talentos.” Paulo Thomazoni, managing director.


Deloitte Brasil

Número de certificações Top Employers: 2

Quantidade de funcionários (Brasil): 5.075

“A certificação Top Employers nos dá respaldo para divulgar os benefícios de se trabalhar na Deloitte ao mercado e aos nossos futuros profissionais, uma vez que atesta, de maneira isenta, a efetividade de nossa política de Recursos Humanos em nosso dia a dia. O certificado também colabora para aprimorarmos as ferramentas internas que possuímos, já que o nosso objetivo é sermos sempre a primeira escolha de clientes e profissionais.” Roberto Sanches, diretor de Talento.


EDP Energias do Brasil


Kimberly Clark Brasil

Número de certificações Top Employers: 1

Quantidade de funcionários (Brasil): 4.150

“Para nós, é o reconhecimento do trabalho realizado, além de ser uma oportunidade para reforçarmos o employer branding da companhia e atrairmos bons profissionais para a empresa. Com isso, aprimoramos nossas práticas, mantemos o padrão de qualidade dos nossos processos a partir de benchmarkings e melhoramos cada vez mais a satisfação dos nossos funcionários.” Sergio Nogueira, diretor de Recursos Humanos.


Oxiteno

Número de certificações Top Employers: 1

Quantidade de funcionários: 1.105

“A certificação Top Employers fortalecerá a marca da Oxiteno no mercado de trabalho e, conseqüentemente, contribuirá nos processos de captação de profissionais. No âmbito interno, a certificação transmite aos empregados o valor de nossas práticas e políticas de Recursos Humanos, contribuindo para a retenção. Aos nossos gestores, é a segurança de que estamos com as ferramentas e práticas adequadas para a gestão de pessoas. Teremos ainda a oportunidade de continuar no caminho da melhoria contínua na Gestão de Recursos Humanos, por meio da troca de informação com outras empresas certificadas.” Fauze Diab, gerente de Recursos Humanos e Comunicação.


PricewaterhouseCoopers Brasil

Número de certificações Top Employers: 1

Quantidade de funcionários: 5.300

“A proposta de valor da PwC é nossa principal forma de atração e retenção: oferecemos aos nossos profissionais uma carreira rica e desafiadora, em um ambiente de trabalho diferenciado e diverso, com amplo investimento em formação, permanente compartilhamento de conhecimento e recompensas compatíveis com o mercado. Por isso, entendemos que a certificação Top Employers é uma maneira importante de reafirmar nossa proposta de valor e de nos diferenciar no mercado, atraindo e mantendo conosco profissionais de alto potencial que cada vez mais valorizam empresas que adotam práticas de RH diferenciadas.” Marcelo Sartori, diretor de RH.


Prosegur Brasil

Número de certificações Top Employers: 2

Quantidade de funcionários: 50.000

“O fato de sermos certificados Top Employers reflete a constante preocupação da empresa com a melhoria contínua de suas políticas e processos de gestão, em função da garantia do desenvolvimento dos melhores profissionais. Todos esses esforços fazem da Prosegur uma empresa idônea, empregadora de referência, comprometida com seus clientes, colaboradores e com a sociedade.” Aprigio Rello Jr., diretor de Recursos Humanos.


Saint Gobain Brasil

Número de certificações Top Employers: 1

Quantidade de funcionários: 17.000

“O Top Employers valoriza a política de recursos humanos da Saint-Gobain. Ele reconhece nosso modelo de desenvolvimento e a qualidade das ações empreendidas para fazer do Grupo uma empresa na qual é bom trabalhar. Ser Top Employer é uma fonte de motivação e de orgulho para nossos colaboradores. Externamente, esse reconhecimento faz parte do nosso programa para desenvolver a marca empregadora da Saint-Gobain e sua atratividade, especialmente perante estudantes e recém-formados. A Saint-Gobain adota políticas e práticas de recursos humanos que foram construídas com base em uma cultura de respeito, abertura à diversidade e reconhecimento do talento interno”. Adriana Rillo, diretora corporativa de Recursos Humanos.


Samsung Brasil

Número de certificações Top Employers: 1

Quantidade de funcionários (Brasil): 1.041

“O Brasil e a América Latina têm grande representatividade na estratégia global da Samsung. Para alcançarmos nossos objetivos, procuramos os melhores profissionais no mercado, e, com a intenção de retê-los e atrair novos talentos, focamos em políticas e processos de recursos humanos que estejam voltados ao melhor desenvolvimento e reconhecimento dos nossos colaboradores. A certificação Top Employers é importante para a empresa por endossar nossas práticas e valorizar o capital humano da Samsung.” Francisco Cuesta, diretor de Recursos Humanos para o Brasil e América Latina.


SAS Institute Brasil

Número de certificações Top Employers: 2

Quantidade de funcionários: 170

“Esta certificação é de extrema importância porque mostra que as práticas e políticas de RH que adotamos com os nossos funcionários estão sendo reconhecidas e se tornando referência para outras companhias. Acredito que estamos no caminho certo e que ainda temos um amplo espaço para melhorias.” Tato Athanase, gerente de RH.


Souza Cruz

Número de certificações Top Employers: 3

Quantidade de funcionários: 6.800

“A certificação Top Employers ratifica os nossos esforços quanto às políticas e práticas de Gestão de Pessoas, além de contribuir diretamente para o fortalecimento da Souza Cruz, no mercado, enquanto marca empregadora. Sabemos que a trajetória de sucesso desta empresa, de mais de 110 anos, comprova a nossa excelência frente ao mercado: em 2013, por exemplo, a receita líquida de vendas da Companhia cresceu 2,5% em relação a 2012, a geração operacional de caixa foi superior em 21% e o lucro líquido consolidado da Organização atingiu o montante de R$ 1.694,3 milhões. Portanto, mais do que resultados e os milhares de empregos, geramos também riqueza para o Brasil. Nesse contexto, o desafio diário da Diretoria de Recursos Humanos na Souza Cruz é, então, integrar e gerenciar os talentos responsáveis por tudo isso. E ser nomeada, novamente, uma Top Employer significa que estamos na direção certa.” Cátia Porto, diretora de RH.


Takeda Brasil

Número de certificações Top Employers: 2

Quantidade de funcionários: 1.200

“Ter uma certificação Top Employers valida e reconhece que a nossa empresa tem programas e iniciativas de RH sólidos e coerentes, conectados com a estratégia do negócio, valorizando as pessoas e com foco na construção de equipes de alta performance.” Veronika Falconer, diretora executiva de RH, Comunicação e Administração.


Technip Brasil

Número de certificações Top Employers: 3

Quantidade de funcionários: 3.800

“Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho que o RH da Technip no Brasil e no mundo vem realizando, não só para manter nossos colaboradores motivados, como também para atrair novos profissionais do mercado. Essa certificação mostra que estamos no caminho certo em nossas políticas de gestão de pessoas e nos dá incentivo para melhorarmos ainda mais.” Nelson Prochet, diretor de Recursos Humanos.


Umicore Brasil

Número de certificações Top Employers: 2

Quantidade de funcionários: 700

“A conquista da certificação Top Employers significa estar alinhado com as melhores práticas do mercado e os benefícios decorrentes: satisfação dos empregados, atração e retenção de talentos, melhores resultados para a empresa.” Celso Mantovani, HR South America.


Valeo Brasil

Número de certificações Top Employers: 3

Quantidade de funcionários: 3.400

“Ser mais um ano Top Employer certifica, além da empresa, também o colaborador da Valeo como membro de uma companhia com ações e práticas diferenciadas, principalmente no modo de gestão de pessoas. Como conseqüência disso, ele se sente valorizado e respeitado pela organização, melhorando o engajamento. E ainda, estar entre as empresas Top Employers no Brasil é muito gratificante para toda a organização e um reconhecimento para todos que se envolvem diariamente no crescimento e evolução da empresa.” Edson Carvalho, diretor de RH América do Sul.




Tags:  top employers, rh, certificação,





 

Versão Digital

Publicidade







Edições Anteriores
  • Edição 185
  • Edição 184
  • Edição 183
  • Edição 182
  • Edição 181
  • Edição 180
  • Edição 179
  • Edição 178
  • Edição 177
  • Edição 176
  • Edição 175
  • Edição 174
  • Edição 173
  • Edição 172
  • Edição 171
  • Edição 170
  • Edição 169
  • Edição 168
  • Edição 167
  • Edição 166
  • Edição 165
  • Edição 164
  • Edição 163
  • Edição 162
  • Edição 161
  • Edição 160
  • Edição 159
  • Edição 158
  • Edição 157
  • Edição 156
  • Edição 155
  • Edição 154
  • Edição 153
  • Edição 152
  • Edição 151
  • Edição 150
  • Edição 149
  • Edição 148
  • Edição 147
  • Edição 146
  • Edição 145
  • Edição 144

SEÇÕES:

Artigos
Benckmarking
Caras do RH
Depois das 18h


Encontrho
Entrevista
Idas e Vindas
Indicadores


Na Prática
P&N Indica
RH Hoje
Save the Date
CONTATO:

Expediente
Assine P&N
Publicidade
Fale Conosco


Newsletter
Política de Privacidade
Depoimentos