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RH Hoje | 25/9/2013
Liderança requer conhecimento
Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para liderar, de acordo com consultor

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Para ser um bom líder, o profissional deve saber que estará lidando com aspectos tanto pessoais quanto profissionais, portanto, além de lidar com os indivíduos trabalhar as competências individuais, deve também saber lidar com os desafios do cotidiano.

Com base nessa definição, Eduardo Shinyashiki, consultor organizacional em desenvolvimento humano dá algumas dicas para que os profissionais sejam bons líderes e capazes de gerenciar a rotina e necessidades da equipe.

– Liderança é um processo interior Atualmente, muito se fala em competências técnicas com foco em resultados, mas o que diferencia um bom profissional de um líder? Segundo Eduardo Shinyashiki, a liderança começa internamente, pois é preciso primeiro liderar a si mesmo, consciente de que para protagonizar ações na vida é preciso autoconhecimento, autoconfiança e autoestima. “Na vida temos que assumir um posicionamento e nos questiornarmos o tempo todo. Será que só eficiência basta?”, pergunta Shinyashiki, para quem o diferencial de um profissional está ligado a valores intangíveis, ou seja características que tornam as pessoas únicas e que deixam marcas por onde passam.

- Domine o seu arqui-inimigo O que emperra o desenvolvimento profissional de muitas pessoas é o fato de que elas ainda não aprenderam a enfrentar corretamente seu principal rival: si próprio. “É fundamental a adoção de uma postura mais compreensiva consigo mesmo, pois só assim é possível progredir tanto na carreira como na vida pessoal”, diz.

- Saia da “Zona de Conforto” Quando se fala em liderança, é preciso ter em mente que pensamentos fatalistas levam ao comodismo, por isso é necessário assumir o compromisso com a mudança, com atitudes que levem a melhorias. “Pessoas que tendem a se posicionar como vítimas, tendem à acomodação, por isso, elas não protagonizam suas próprias vidas e fazem tudo no automático. O tempo é curto e por isso é preciso entender que o maior desafio da vida não são os cenários que nos são propostos, mas nós mesmos”, explica o consultor.

- Comunique-se O desafio da comunicação hoje, segundo Eduardo Shinyashiki é tornar comum o conhecimento por meio de gestos e atitudes capazes de fazer a diferença em um contexto de muita informação. “Qual a diferença entre a autoridade e o líder? Enquanto o primeiro tem a habilidade de mandar em alguém, o segundo tem a competência de influenciar”, explica o consultor, que revela ainda que o segredo de uma comunicação eficaz reside na combinação de três variáveis: palavras, tom de voz e expressão corporal, sendo que os resultados de uma mensagem eficiente dependem muito mais do tom de voz e da expressão corporal, do que propriamente de palavras. Segundo Shinyashiki, 7% da comunicação depende de palavras, 38% do tom de voz e 55% da expressão corporal.

- Acabe com as dicotomias É muito comum ver pessoas realizadas profissionalmente, mas com a vida pessoal prejudicada por conta do excesso de trabalho ou pessoas felizes em casa, mas insatisfeitas com a vida profissional. Conforme o consultor de desenvolvimento humano, é possível obter esse equilíbrio desde que haja abertura para inovação. O desafio neste caso não é acrescentar ideias novas, mas eliminar os antigos hábitos do cotidiano.

- Domine seus pontos fracos Para Shinyashiki, a chave da liderança não está em potencializar as competências fortes de cada um, mas no domínio dos pontos fracos. “Para obter resultados inéditos, é preciso transformar pontos fracos em pontos fortes. É isso que deixa uma marca e nos torna únicos”, finaliza.



Tags:  liderança, conhecimento, ambiente de trabalho,





 

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